Calêndula

Publicado Em: 11 dezembro 2016

Calêndula

 calendulaA Calêndula é Uma grande aliada no verão,  é  uma flor muito bonita e que tem propriedades curativas maravilhosas.

A Calêndula tem um ação anti inflamatória e regeneradora da pele  e mucosas, pode ser usada na forma de pomada, creme, loção, gel, e mesmo em batons para os lábios. Para quem abusar do sol pode usar um creme de calêndula , e não ficará com aquela ardência comum as queimaduras solares. Alias para queimadura de qualquer tipo, não conheço nada melhor. Muito boa também, para ferimentos abertos, raladuras, ajudando a pele a se restaurar  rapidamente.

Uma compressa do chá de calêndula no rosto deixa a pele maravilhosa. Você tem que usar 3 colheres de sopa da flor seca e despejar  uma xícara de água fervente (infuso), abafar com um pires e deixar esfriar, depois é só coar e molhar algumas gases neste “chá” concentrado e fazer compressas no rosto. O ideal é antes das compressas fazer uma leve esfoliação na pele.                                                                                                                                                               images

Você pode também misturar este infuso em argila branca (própria para o rosto) e aplicar a argila no rosto, tendo cuidado com os olhos. Você verá como sua pele vai ficar macia e com uma aparência maravilhosa.

compressa-de-argila

Para quem tem problemas de espinhas e cravos, pode fazer este procedimento diariamente, e ainda usar um creme ou gel de calêndula uma ou duas vezes ao dia. Lembrando-se de sempre lavar bem o rosto antes de aplicar as compressas, e você pode usar o sabonete de calêndula para a higienização.

beneficios-do-cha-de-calendula

A calêndula pode ser usada também para fazer bochechos, gargarejos, e até mesmo para tomar (uso interno) em caso de queimação no estomago, nestes casos você deve usar uma concentração menor, ou seja, 1 colher de chá da flor seca para 1 xícara de água fervente.  Atenção, a calêndula nunca deve ser cozida, a água fervente deve ser despejada em cima da planta seca (isto é o que se chama infusão).

calendula3

É muito importante também usar a planta certa, pois de nada adiantará seguir estas orientações se usar a planta errada. Para isto procure comprar em locais confiáveis, de preferência uma farmácia de homeopatia ou manipulação onde tenha um farmacêutico que conheça bem as plantas medicinais.