Coronavírus e Covid 19

Publicado Em: 30 agosto 2020

Coronavírus e Covid 19

Desde que a pandemia foi decretada pela OMS em março de 2020, o medo começou a ocupar um lugar importante em nossa vida. Medos, inseguranças, angustia, ansiedade… As notícias de que não tinha cura, foi algo assustador, e as notícias das TVs nos assustavam mais a cada dia. Mas o TEMPO foi elucidando muita coisa, fomos aprendendo mais e mais. E hoje o panorama é bem diferente e mais animador.

Uma coisa importante que precisa ficar claro é que nem todo mundo que tem o coronavírus, tem a Covid, uma pessoa pode ter o coronavírus, transmití-lo a outras pessoas e não apresentar sintomas, ou seja, não ter a doença covid. Por isto é tão importante que as pessoas continuem a usar máscaras e a tomar todos os cuidados tão orientados e divulgados.

A Covid pode dar sintomas leves , moderados, graves, ou muito graves podendo evoluir para óbito. Não se sabe ao certo porque que tem pessoas que evoluem mal, claro que tem a ver com o sistema imunológico de cada um e as comorbidades (outras doenças) que a pessoa possa ter, mas não é só isto, pois estamos deparando com pessoas jovens , aparentemente sadias, sem nenhuma comorbidade aparente e que evoluem mal e morrem. Estão suspeitando que algo genético possa estar envolvido. Ainda temos muito que compreender sobre este vírus.

A covid é insidiosa, começa com 1 ou mais sintomas e tem uma EVOLUÇÃO, as vezes lenta, as vezes mais rápidamente. Um médico atento, pode suspeitar do diagnóstico no segundo ou  terceiro dia e solicitar o exame correto e iniciar logo o tratamento, acompanhando a evolução.

Hoje se sabe que a doença tem 3 fases, e tratar precocemente na primeira fase onde acontece a replicação viral é muito importante.

Sim, existe tratamento para COVID, e são vários, várias opções. Temos medicamentos Homeopáticos, fitoterápicos, temos ozonioterapia, suplementos de vitaminas e sais minerais, temos até medicamentos alopáticos que estão se  mostrando muito eficazes, como a invermectina e a hidroxicloroquina. Na verdade são tantas opções , que a arte esta em saber escolher a melhor opção para cada paciente e para cada momento.

Acompanhar o paciente no dia a dia, é fundamental. Não apenas para ver a evolução dos sintomas e portanto da doença, mas também como apoio emocional. Eu mesma tive covid, e poder contar com o meu médico me trouxe muita tranquilidade. Pois a Covid não dá apenas sintomas físicos, mas o “estar com covid” também trás medos, inseguranças, angustia, ansiedade, que precisam de apoio e suporte. Muitas vezes ouço do meu paciente que ouvir a minha voz, foi o melhor remédio do dia.

Graças a Deus, TODOS os pacientes que atendi com Covid até agora, evoluiram para a cura, e os poucos que precisaram de internação, ficaram em quarto/enfermaria , não precisaram entubação/ uti, e tiveram alta com menos de 1 semana. Isto me gratifica muito. Me mostrando  que Diagnóstico e tratamento precoce, acompanhamento e apoio emocional, faz toda diferença.

Me coloco a disposição para atender e acompanhar  você  e/ou seus familiares neste momento tão crítico, não apenas relacionado a pandemia, mas cuidar da sua saúde como um todo, afinal ela é nosso bem mais precioso.