Dicas de Alimentação e Saúde

O que fazer diante da Pandemia

O número de casos de covid 19 , sobe rapidamente, mas parece que a maioria da população ainda não percebeu que a situação precisa ser encarada com seriedade e muitos cuidados.
O corona virus é muito mais contagioso que uma gripe comum, e é por isto mesmo que se vê este aumento de casos dia a dia.
Por favor prestem atenção nas seguintes orientações e repasse para o maior número de pessoas que você puder:
Mantenha uma distância de 1 metro a 1 metro e meio das pessoas, só saia de casa quando necessário, e de preferência use uma máscara,  lave as mãos com mais frequência e use alcool gel quando não tiver como lavar as mãos.
Quando retornar a sua casa , deixe os sapatos fora de casa, ou passe a sola dos sapatos num pano umido com água e cloro, vá direto para o banho e coloque as roupas para lavar. Evite tapetes na entrada, eles acabam sendo um acumulador de poeira e microorganismos, incluindo  virus.
Cuide para não contaminar seus entes queridos , particularmente os mais vulneráveis , como os idosos, ou os que tem alguma doença  pré existente, como por exemplo : diabetes, hipertensão, asma, doenças auto imunes, etc
Abraços e beijos devem ser evitados,  demonstre seu afeto com olhar, gestos e palavras gentis.
Diante de sintomas gripais como TOSSE, febre, perda do olfato e/ou do paladar, dor de garganta, dor no corpo, ou mesmo outros sintomas como dor abdominal, enjoo, diarréia ;  a pessoa que apresenta sintomas precisa colocar máscara (para não contágiar outras pessoas)  precisa ficar em casa, manter o  afastamento das pessoas que moram junto,  e procurar orientação médica. Não deve se auto medicar, muitos anti inflamatórios, e anti gripais, agravam o covid 19.
A pessoa que tem suspeita de covid 19 deve fazer o teste, e enquanto não vier o resultado, deve permanecer em casa, e não ter contato com mais ninguém.  Em caso de resultado positivo, as pessoas que tiveram contato com ela antes do isolamento, devem ser testadas.
Se a pessoa apresentar sintomas leves, não deve ir ao hospital ou postos de saúde, mas deve permanecer em casa, em isolamento, fazer uma boa alimentação, se hidratar bastante e repousar. No caso de precisar de atestado para o trabalho, ai sim tem que procurar médico .
Se os sintomas persistirem mais do que 3 dias ou se agravarem,  a pessoa deve procurar  o seu médico, ou um médico de sua confiança, ou ainda o posto de saúde mais próximo de sua casa, para que sejam solicitados os exames necessários, e tratamento adequado.
Em caso de tosse seca intensa, persistente com  dificuldade respiratória, fadiga, a pessoa deve procurar o hospital de sua cidade o quanto antes.
Não demore a procurar atendimento médico, se você perceber que os sintomas estão diferentes de uma gripe que você já teve anteriormente, e se não esta apresentando melhora, ou esta agravando.
O covid 19 pode evoluir para uma pneumonia com necessidade de internação e entubação, e  nestes casos o quanto antes tiver atendimento e tratamento adequado, melhor será a evolução da doença e mais rápido será a recuperação.
A homeopatia pode ajudar  a evitar esta evolução mais grave, mas o tratamento também deve se iniciar o mais rápido possível.  Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais  rápido você se recupera.
Estarei atendendo on line .
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 Minha secretaria Alessandra estará agendando no telefone (11) 93413-1515

O que fazer diante da Pandemia

Hipertensão

Como diz meu mestre: Dr Lair Ribeiro :

“Hipertensão não é uma DOENÇA , é um ESTADO” .

Você sabia que a pressão arterial pode subir por vários fatores como:

  • Deficiência de magnésio
  • Deficiência de Vit D3
  • Hipotireoidismo
  • Resistência insulínica (insulina elevada)
  • Ácido úrico elevado

A pressão alta é um sintoma. Um sintoma que nos diz que algo não vai bem no organismo. Só tomar remédios para abaixar a pressão não resolve o problema. É preciso encontrar a causa da elevação da pressão e então tratá-la. A elevação da Pressão pode ser por falta de algumas vitaminas e minerais importantes como a vitamina D3, magnésio. Pode ser também devido a insulina e/ou ácido úrico elevados. Quando se descobre a causa da hipertensão e a trata, a pressão volta aos níveis normais. Tratar a causa da hipertensão passa por reequilibrar o metabolismo, desintoxicar, nutrir , ter um estilo de vida mais saudável, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável , ter momentos de lazer , relaxamento e meditação. A pressão alta sobrecarrega o coração e todo organismo, podendo levar a doenças graves e fatais. Mas só abaixar com medicamentos sem resolver a causa, não adianta. Fica a dica, cuide-se!

Jejum

 

Numa sociedade que preconiza alimentação de 3 em 3 horas, falar de jejum é quase ofensivo e pode gerar até brigas. Mas o Jejum é SIM algo muito bom para a saúde. Em 2016 o Dr. Yoshinori Ohsumi, ganhou o prêmio NOBEL, pela sua pesquisa que comprovou que o jejum propicia a autofagia e  proporciona grande melhora a saúde.

Quando você faz jejum, você descansa o sistema digestivo, ativa o sistema imune, o corpo começa a destruir proteínas velhas e  as recicla (autofagia),  assim como todo o material velho de células que morreram. Seu corpo faz uma limpeza e uma reciclagem, aproveitando velhas proteínas para fazer outras novinhas em folha, e isto só pode resultar em saúde.

O jejum leva a uma  diminuição dos níveis de inflamação no intestino e no corpo todo, diminui os níveis de insulina e leptina, melhorando a resistência insulínica e leptínica, diminui o acumulo de gordura hepática e corporal, reduz a pressão arterial, aumenta o rendimento muscular, aumenta a capacidade cerebral. Os benefícios a saúde são inúmeros. Você não apenas diminui os riscos de doenças, como pode eliminar várias delas.

Como iniciar no Jejum :

Nós já fazemos um período de jejum normalmente, do jantar ao café da manhã. E para algumas pessoas este jejum natural já é de 12 horas.

Mas como o hábito hoje em dia é de jantar cada vez mais tarde e ainda ficar beliscando até a hora de dormir, o jejum esta ficando cada vez menor. E ainda tem aqueles que levantam a noite para comer, o que é péssimo a saúde, pois não faz jejum nunca, ou seja o organismo nunca tem a chance de se restaurar, limpar e reciclar.

Mas vamos lá, se você ainda não faz 12 horas de jejum, comece com este desafio. Ficar 12 horas de jejum, do jantar ao café da manhã. Ou seja se jantar as 20 horas, tome café as 08 horas.

Depois que já tiver conseguido este desafio, parta para 14 horas. Ou seja jante as 20 h e tome café mais tarde as 10h, assim você já terá conseguido 14 horas de jejum. Quando conseguir isto tente o jejum de 16 horas, ou seja , você pula o café da manhã e só vai almoçar. Este tipo de jejum de 16 horas já trás MUITOS benefícios a saúde, 2/3 do tempo você fica sem se alimentar e come apenas nas outras 8 horas.

Tem gente que gosta muito do café da manhã e não quer abrir mão dele. Abra mão então do jantar. Tome café as 8 horas por exemplo e faça a última refeição as 16 horas. O importante é não se alimentar seguidamente por 12, 14 ou 16 horas, incluindo as horas de sono. Este é o chamado jejum intermitente.

Depois você pode continuar evoluindo e fazer 18 horas de jejum, chegar em 24 horas, 48 h e assim por diante. O importante é ir devagar e observando seus limites. E perceber o quanto o jejum faz bem a sua saúde.

 

Flúor

 

Muito se fala do flúor e dos benefícios na prevenção das cáries, mas isto é um mito que querem que você acredite, não é verdadeiro. O Flúor é necessário no corpo, mas em doses mínimas, pois em doses altas ele é tóxico e muito prejudicial. Ele deposita em vários órgãos, principalmente rins, ossos e tireóide, vai acumulando e causando várias doenças, principalmente o Hipotireoidismo que vem crescendo muito devido a intoxicação por flúor.

O Flúor é colocado na água aqui no Brasil, em vários países não se permite mais colocar flúor na água, mas o Brasil insiste neste erro, por questões econômicas e mesmo políticas. Flúor causa câncer, hipotireoidismo, lesa o cérebro, enfraquece os ossos, causa envelhecimento precoce e muito mais.

A aplicação de flúor pelos dentistas causam intoxicações nas pessoas que aplicam , assim como nos próprios dentistas.

Nas pastas de dentes também tem doses elevadas de flúor, e prejudicam a saúde. Você deve fazer uso de pasta de dente SEM Flúor, já temos boas marcas sendo comercializadas.

Fique ligado!

Flúor

Café : Bom ou Ruim para a saúde?

 

A resposta certa é: DEPENDE DA SUA GENÉTICA !

Tem um gene que reduz o risco de infarto associado ao café e tem outro que aumenta o risco. Então o café e bom para quem tem um tipo de gene é ruim para quem tem outro. Se você tem o gene que reduz o risco , o café e bom para você e  tomar 3 xícaras de café por dia pode reduzir  o risco de infarto em 65%, mas cuidado se você tomar 4 xícaras ou mais está proteção cai para 19%.

Já se você tem o gene que aumenta o risco de infarto , 2 a 3 xícaras de café por dia pode aumentar em 143% o seu risco e mais de 4 xícaras dia pode aumentar mais de 300 % o seu risco.

1 xícara de café ao dia não afeta nenhum dos genes.

Se você não sabe qual gene você tem, é melhor observar como se sente quando toma mais do que uma xícara de café por dia, e se sentir taquicardia ou agitação e ansiedade é melhor não passar de 1 xícara ao dia. E mesmo que você não sinta nada quando toma 2 ou 3 xícaras, é melhor não passar disso no dia , pois tomar mais café pode reduzir sua proteção genética ao café.

O bacana disso tudo é que hoje já temos exames que nos esclarece a nossa genética para vários tipos de alimentos e doenças causadas ou protegidas por eles.

Café : Bom ou Ruim para a saúde?

Coconuts – O nosso COCO

A origem do coqueiro é do Sudeste da Ásia. A planta foi introduzida no Brasil pelos portugueses por volta do ano de 1553.

Todas as partes do coco são úteis. Em Sânscrito, o nome para o coqueiro é kalpa vriksha, o qual se traduz como “a árvore que fornece todas as necessidades da vida”.

O coco é um alimento funcional por excelência: todos os seus derivados têm importantes ações que contribuem para a saúde do nosso corpo. O coco é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres.

O coco ajuda a relaxar os nervos e os músculos, baixa o nível de pressão arterial, controla o açúcar no sangue, produz um perfil lipídico mais saudável (HDL alto e LDL baixo), contribui para a imunidade, reduz a inflamação e auxilia no emagrecimento.

Tudo se aproveita no fruto: água de coco, polpa verde, polpa madura, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco e, o açúcar de coco.
Ele é versátil, pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, e no preparo de um leite vegetal para os que têm intolerância ao leite de vaca ou para os que querem fazer um detox evitando laticínios.

 

Água de Coco.

 
Para mim este é o melhor hidratante, não perde para nenhum outro, destes vendidos em farmácia ou lanchonetes e super mercados.

É tão perfeito e equilibrado para o nosso corpo que poderia ser usado até mesmo diretamente na veia, por ter um perfil eletrolítico muito parecido com o sangue. Devido esta característica a água de coco repõe rapidamente os fluidos do corpo e os minerais.

100 ml de água de coco contem 250 mg de potássio e 105 mg de sódio, e esta proporção maior de potássio que sódio, é que a faz ser superior as demais bebidas hidratantes.

Além disso tem Calcio e Magnésio (24 e 25 mg respectivamente), num proporção perfeita pro nosso corpo. O magnésio e potássio, são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a serotonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.

A água de coco tem ainda Cobre, ferro, manganês, fosforo, selênio , zinco e Vitaminas: C, B1, B2, B3, B5, B6, além de aminoácidos, enzimas bioativas que ajudam a acelerar o metabolismo.

Mas não se engane, água de coco é a que está dentro do coco e não em caixinha.

 

POLPA DE COCO 

A polpa do coco maduro é rica em vitaminas C, E e do complexo B. Rica também em sais minerais: Magnésio, potássio, manganês, selênio, zinco, ferro, sódio, cálcio , fósforo , cobre e iodo. Se destacam os compostos de polifenóis e fitoesteróis que trabalham juntos para reduzir os níveis de colesterol LDL ( o ruim) e os flavonóides, que auxiliam no combate às doenças cardíacas.

Também é rica em gorduras e fibras alimentares, o que dão grandes saciedade melhorando o funcionamento do intestino. Além disso, mantém o metabolismo ajustado e regula a função tireoidiana.

À medida que a polpa amadurece, seu teor de gordura aumenta. A polpa do coco é rica em gorduras saturadas, diferente de outros óleos e gorduras vegetais. Esta gordura do coco é um tipo de triglicérides de cadeia média (TCM), que é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado.

Têm ação antibacteriana, antiviral, evita a formação de tumores, tem ação anti-inflamatória, além de melhorar a produção de enzimas que aumentam imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

O cálcio e o magnésio, que estão presente em quantidade significativa na polpa do coco, são os responsáveis pela prevenção da osteoporose

A partir da polpa você pode fazer o leite de coco, é só triturar e bater com água, coando depois em pano fino. A fibra coada pode ser aproveitada.

 

ÓLEO DE COCO

 

Bastante polêmico o óleo de coco trás muita confusão e muitas dúvidas, pois foi condenado pela própria Associação Brasileira de Nutrologia. Mas não faltam estudos científicos que comprovam seus benefícios à saúde.

Ele facilita a absorção de outros nutrientes , é menos calórico do que os outros óleos, possui triglicérides de cadeia média (TCM) que é facilmente absorvido e transformado em energia.

Do bebê ao vovô todos se beneficiam deste alimento maravilhoso.

É benéfico em inúmeras patologias tanto para tratar como prevenir. Alguns exemplos são Doença de Alzheimer, Doenças Cardiovasculares, Câncer, Diabetes, Obesidade, e também em Infecções e Infestações, por ser muito rico em ácido láurico que se transforma em monolaurina no intestino, que é um potente anti microbiano.

Você pode utilizar para cozinhar alimentos , usar no café (bulletproof coffee), colocar em frutas , sucos e chás, Pode passar no couro cabeludo e cabelo para evitar queda e hidratar, pode hidratar e proteger a pele na exposição ao sol.

Com tantos benefícios, você não pode mais ter dúvidas e se deixar confundir com opiniões de pessoas que sabe-se lá porque motivo querem desqualificá-lo.

Coconuts – O nosso COCO

Abacate

Uma fruta nativa da América Central e Sul, o abacate possui muitas variedades que dão frutos o ano inteiro, todas muito bem adaptadas no Brasil.

É uma fruta com tanta riqueza de nutrientes e com tanta diversidade culinária, que deveria ser obrigatória nas compras semanais para uso diário.

Rica em gorduras e com baixo teor de carboidrato, possui ainda um bom nível de proteína (em cada 100 g contém aproximadamente 7,5 g de carboidrato, 2 g de proteína e 15,0 g de gorduras).

A gordura existente no abacate é muito benéfica, aumenta os níveis de HDL, regulando o colesterol total e LDL e diminuindo triglicerídeos. Tem ainda uma ação anti-inflamatória, auxiliando na  desobstrução dos vasos sanguíneos devido a presença de Lecitina, ômega 9,  entre outros.

O abacate é rico ainda em minerais como: cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e fósforo.

O ferro do abacate é relativamente melhor assimilado do que outros alimentos de origem vegetal, portanto excelente para tratar anemias.

Possui muito mais potássio que a banana e a laranja (599 mg em cada 100 gr de abacate).

Rica em Vitaminas C, A, E e K , que são grandes antioxidantes, tem ainda a presença da Glutationa (mais potente antioxidante que temos no corpo), e desta forma neutraliza a ação dos radicais livres, tem participação no fortalecimento do sistema imunológico, protege as células de substâncias cancerígenas e tem a ação de “rejuvenescer” as células devido a sua importância na proteção das mesmas.

A glutationa deve ser ingerida nos alimentos e o abacate é o alimento que oferece a maior concentração.

Eu acho que depois deste conhecimento você não vai mais deixar de ingerir este precioso alimento, não é?

                                           

Abacate

Super Alimentos

São alimentos que contém muitos e variados nutrientes em uma quantidade pequena de volume e que além disso produz

efeitos metabólicos e fisiológicos positivos a saúde. Conseguimos com os super alimentos, mais nutrientes comendo menos,

devido a sua densidade nutricional. São muito ricos em antioxidantes e portanto combatem os radicais livres.

Devido a estes efeitos benéficos a saúde, também podemos dizer que são Nutracêuticos. Essa palavra que vem da junção

Nutrientes + Farmacêutico, são nutrientes que têm ação comprovada de proporcionar benefícios à saúde como prevenção e

tratamento de doenças.

Os super alimentos auxiliam na função intestinal, aumentam a longevidade, reduz gordura corporal, faz destoxificação,

tem ação anticancerígena, melhora metabolismo do colesterol, entre muitas outras.

E você sabe quais são esses alimentos?

Segue uma breve lista de alguns super alimentos:

1- As “Berrys” (golgi berry, cramberry, blue berry (mirtilo) , açaí, acerola, amora, framboesa, morango, yeloow berry (phisalis), noni berry, etc)

2- Cacau

3- Maca

4- Yacon                                                 

5- Pólen , própolis, geléia real

6- Coco                                                                                            

7- Abacate

8- Alcachofra

9- Beldroega

10- Ora pro nobis

11- As brássicas : Brócolis, couve, couve flor, repolho, couve de Bruxelas, etc

12- Temperos naturais (alecrim, manjericão, manjerona, cúrcuma, gengibre, orégano, coentro, salsa, cebolinha, tomilho, salvia, aipo, cravo, canela, pimentas, etc)

13 – Jaboticaba              

14 – limão

E tem muito, muito mais superalimentos.

Que tal incluir super alimentos na suas refeições diárias e melhorar sua saúde

     

       

Super Alimentos

Leite – Será tão bom e necessário como dizem?

O leite é outro mito que precisamos compreender. Ele foi enaltecido e absolvido.

Fala-se muito da necessidade do leite por causa do Cálcio, desde criança ouvimos que devemos tomar leite para ter ossos fortes. Como se o leite fosse o único alimento a conter cálcio. Mas o cálcio está presente em muitos alimentos, por exemplo, folhas verdes como couve, rúcula, almeirão e agrião são muito ricas neste mineral, e alguns temperos como salsa, sálvia, tomilho, orégano, manjericão , manjerona , alecrim, estragão , cominho, cravo , canela são surpreendentemente ricos em cálcio , ou seja só de você temperar sua comida com estas deliciosas ervas , você já terá um bom aporte de cálcio.

Sem contar que tem alguns leites vegetais que tem mais cálcio que o leite de vaca. Por exemplo o leite de castanha do Pará que em 100 ml tem 112,88 mg de cálcio e o leite de gergelim que tem 306 mg , enquanto o leite de vaca tem 105 mg de cálcio em 100 ml.

Além disso, o leite de vaca inflama e acidifica o corpo. O leite faz nosso corpo produzir muco!

Leite é para lactentes. Você sabia que somos a única espécie animal que continua a tomar leite após se tornar adulto?

O tão enaltecido leite que foi absolvido, merece um REPENSAR.

Leite – Será tão bom e necessário como dizem?

Ovo um alimento completo

Ovo um alimento completo