Abacate

Publicado Em: 12 julho 2019

Abacate

Uma fruta nativa da América Central e Sul, o abacate possui muitas variedades que dão frutos o ano inteiro, todas muito bem adaptadas no Brasil.

É uma fruta com tanta riqueza de nutrientes e com tanta diversidade culinária, que deveria ser obrigatória nas compras semanais para uso diário.

Rica em gorduras e com baixo teor de carboidrato, possui ainda um bom nível de proteína (em cada 100 g contém aproximadamente 7,5 g de carboidrato, 2 g de proteína e 15,0 g de gorduras).

A gordura existente no abacate é muito benéfica, aumenta os níveis de HDL, regulando o colesterol total e LDL e diminuindo triglicerídeos. Tem ainda uma ação anti-inflamatória, auxiliando na  desobstrução dos vasos sanguíneos devido a presença de Lecitina, ômega 9,  entre outros.

O abacate é rico ainda em minerais como: cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e fósforo.

O ferro do abacate é relativamente melhor assimilado do que outros alimentos de origem vegetal, portanto excelente para tratar anemias.

Possui muito mais potássio que a banana e a laranja (599 mg em cada 100 gr de abacate).

Rica em Vitaminas C, A, E e K , que são grandes antioxidantes, tem ainda a presença da Glutationa (mais potente antioxidante que temos no corpo), e desta forma neutraliza a ação dos radicais livres, tem participação no fortalecimento do sistema imunológico, protege as células de substâncias cancerígenas e tem a ação de “rejuvenescer” as células devido a sua importância na proteção das mesmas.

A glutationa deve ser ingerida nos alimentos e o abacate é o alimento que oferece a maior concentração.

Eu acho que depois deste conhecimento você não vai mais deixar de ingerir este precioso alimento, não é?