Coconuts – O nosso COCO

Publicado Em: 12 julho 2019

Coconuts – O nosso COCO

A origem do coqueiro é do Sudeste da Ásia. A planta foi introduzida no Brasil pelos portugueses por volta do ano de 1553.

Todas as partes do coco são úteis. Em Sânscrito, o nome para o coqueiro é kalpa vriksha, o qual se traduz como “a árvore que fornece todas as necessidades da vida”.

O coco é um alimento funcional por excelência: todos os seus derivados têm importantes ações que contribuem para a saúde do nosso corpo. O coco é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres.

O coco ajuda a relaxar os nervos e os músculos, baixa o nível de pressão arterial, controla o açúcar no sangue, produz um perfil lipídico mais saudável (HDL alto e LDL baixo), contribui para a imunidade, reduz a inflamação e auxilia no emagrecimento.

Tudo se aproveita no fruto: água de coco, polpa verde, polpa madura, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco e, o açúcar de coco.
Ele é versátil, pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, e no preparo de um leite vegetal para os que têm intolerância ao leite de vaca ou para os que querem fazer um detox evitando laticínios.

 

Água de Coco.

 
Para mim este é o melhor hidratante, não perde para nenhum outro, destes vendidos em farmácia ou lanchonetes e super mercados.

É tão perfeito e equilibrado para o nosso corpo que poderia ser usado até mesmo diretamente na veia, por ter um perfil eletrolítico muito parecido com o sangue. Devido esta característica a água de coco repõe rapidamente os fluidos do corpo e os minerais.

100 ml de água de coco contem 250 mg de potássio e 105 mg de sódio, e esta proporção maior de potássio que sódio, é que a faz ser superior as demais bebidas hidratantes.

Além disso tem Calcio e Magnésio (24 e 25 mg respectivamente), num proporção perfeita pro nosso corpo. O magnésio e potássio, são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a serotonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.

A água de coco tem ainda Cobre, ferro, manganês, fosforo, selênio , zinco e Vitaminas: C, B1, B2, B3, B5, B6, além de aminoácidos, enzimas bioativas que ajudam a acelerar o metabolismo.

Mas não se engane, água de coco é a que está dentro do coco e não em caixinha.

 

POLPA DE COCO 

A polpa do coco maduro é rica em vitaminas C, E e do complexo B. Rica também em sais minerais: Magnésio, potássio, manganês, selênio, zinco, ferro, sódio, cálcio , fósforo , cobre e iodo. Se destacam os compostos de polifenóis e fitoesteróis que trabalham juntos para reduzir os níveis de colesterol LDL ( o ruim) e os flavonóides, que auxiliam no combate às doenças cardíacas.

Também é rica em gorduras e fibras alimentares, o que dão grandes saciedade melhorando o funcionamento do intestino. Além disso, mantém o metabolismo ajustado e regula a função tireoidiana.

À medida que a polpa amadurece, seu teor de gordura aumenta. A polpa do coco é rica em gorduras saturadas, diferente de outros óleos e gorduras vegetais. Esta gordura do coco é um tipo de triglicérides de cadeia média (TCM), que é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado.

Têm ação antibacteriana, antiviral, evita a formação de tumores, tem ação anti-inflamatória, além de melhorar a produção de enzimas que aumentam imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

O cálcio e o magnésio, que estão presente em quantidade significativa na polpa do coco, são os responsáveis pela prevenção da osteoporose

A partir da polpa você pode fazer o leite de coco, é só triturar e bater com água, coando depois em pano fino. A fibra coada pode ser aproveitada.

 

ÓLEO DE COCO

 

Bastante polêmico o óleo de coco trás muita confusão e muitas dúvidas, pois foi condenado pela própria Associação Brasileira de Nutrologia. Mas não faltam estudos científicos que comprovam seus benefícios à saúde.

Ele facilita a absorção de outros nutrientes , é menos calórico do que os outros óleos, possui triglicérides de cadeia média (TCM) que é facilmente absorvido e transformado em energia.

Do bebê ao vovô todos se beneficiam deste alimento maravilhoso.

É benéfico em inúmeras patologias tanto para tratar como prevenir. Alguns exemplos são Doença de Alzheimer, Doenças Cardiovasculares, Câncer, Diabetes, Obesidade, e também em Infecções e Infestações, por ser muito rico em ácido láurico que se transforma em monolaurina no intestino, que é um potente anti microbiano.

Você pode utilizar para cozinhar alimentos , usar no café (bulletproof coffee), colocar em frutas , sucos e chás, Pode passar no couro cabeludo e cabelo para evitar queda e hidratar, pode hidratar e proteger a pele na exposição ao sol.

Com tantos benefícios, você não pode mais ter dúvidas e se deixar confundir com opiniões de pessoas que sabe-se lá porque motivo querem desqualificá-lo.