FEBRE: Bom ou Ruim ?

Publicado Em: 02 dezembro 2016

FEBRE: Bom ou Ruim ?

febre

Em geral se acha que a febre é uma coisa ruim e precisa ser eliminada rapidamente. Porém a febre é uma defesa do organismo,nenhum vírus ou bactéria sobrevive muito tempo numa temperatura maior que 37,5 graus,e é por isto mesmo que nosso organismo sabiamente lança mão desta defesa.Vamos esclarecer sobre temperatura corporal: Nossa temperatura normal varia de 36,5 graus até 37,4 podendo estar um pouco mais elevada quando fazemos uma atividade física ou nos alimentamos. Quando a temperatura corporal está entre 37,5 até 37,8 falamos que está em estado febril, e a partir daí, chamamos de febre. Podemos ainda classificar a febre em baixa, moderada e alta, a febre baixa é de 37,8 até 38,5, de 38,5 até 39,5 é uma febre moderada e acima de 39,5 é febre alta.

É comum as pessoas acharem que 38,0 é uma febre muito alta, e se apavorarem com medo de convulsão, mas eu vi as convulsões acontecerem, mais por abaixar rapidamente a febre por meio de medicações injetáveis, do que propriamente pela febre em si. Eu particularmente gosto de abaixar a febre com compressas pelo corpo, em região da testa, pescoço, axilas, barriga e virilhas.

compressa-febre

Em homeopatia o que fazemos ao medicar é estimular o próprio organismo a reagir.

Se a febre é uma reação de defesa do organismo não devemos tirá-la. Mas podemos e devemos deixá-la num nível que também não prejudique o organismo. Uma temperatura entre 37,5 e 38,5 graus o organismo suporta bem e a defesa se faz. Aumentando mais do que 38,5 podemos recorrer as compressas frias e banhos, estes em geral são capazes de reduzir até 1 grau a temperatura. Se a febre esta alta, ou seja 39,5 ou 40 graus, as compressas abaixarão a temperatura a 38,5/ 39 tornando suportável ao organismo, e podemos lançar mão de medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos, que ajudaram a abaixar a febre lentamente e ajudarão a combater a infecção

febre2

Belladona e Aconitum são medicamentos homeopáticos clássicos para febre, costumo indicar na C6, pedindo para os pais terem em casa, para quando precisarem, pois farmácias homeopáticas não são tão comuns quanto as alopáticas.

O medicamento homeopático não cessa a febre rapidamente como faz um antitérmico, ele a reduz e a mantém em níveis aceitáveis para o organismo, e vai cedendo a febre devagar junto com o que a causou, ou seja, com a infecção /inflamação.

As vezes lanço mão dos antitérmicos, principalmente quando é de noite. Por que as vezes a febre impede o descanso e o descanso também é necessário para o combate à doença. Mas é preciso saber que quanto menos interferir na febre com antitérmicos, mais rápido o organismo acaba com a infecção/ inflamação.

Portanto temos que ter em mente que a febre é uma coisa boa e não ruim.

Da próxima vez, tente lidar com a febre de uma outra maneira e veja você mesmo (a) o resultado.