Tratamentos

Fitoterapia

FITO = Planta
TERAPIA= tratamento

Fitoterapia é o tratamento realizado através de plantas medicinais em suas mais diversas formas, desde infusos e decoctos (chás), com plantas secas ou frescas, na forma de tinturas, planta rasurada (planta transformada em pó), extrato seco (preparação industrializada) ou ainda na forma de xaropes e pomadas.

A fitoterapia é muito antiga e seu uso é tradicional. O conhecimento do uso das plantas para tratar sintomas nasce de uma forma totalmente diferente do método científico.

O conhecimento tradicional se dá por quem observa profundamente a natureza e está em harmonia com ela. É quase instintivo/intuitivo. Os animais, por instinto, sabem exatamente de quais plantas devem se alimentar quando sentem determinados sintomas. O homem, por sua vez, adquire este conhecimento observando os animais, a natureza ou fazendo uso e, quando obtém resultados positivos com determinada planta, transfere este conhecimento para outras gerações.

A ciência estuda/pesquisa este conhecimento tradicional com intuito de comprovar a eficácia do uso das plantas, trazendo-o a luz do conhecimento científico e, na maioria das vezes, há comprovação de sua eficácia.

Para se estudar uma planta os cientistas primeiro fazem uma investigação ETNOBOTÂNICA, que é justamente buscar as culturas tradicionais e obter informações sobre o que usam para tratar o quê. A partir daí, a ciência estuda a planta, encontra os seus princípios ativos para, em seguida, analisarem como e onde atuam no organismo e só depois produzir novos medicamentos fitoterápicos.

Cada planta medicinal possui diversas substâncias químicas e todas elas juntas atuam como um todo no organismo. Por isso, uma única planta poderá ter múltiplas utilidades e poucos efeitos colaterais.

 

Fitoterapia é a Farmácia de Deus, você pode ter uma “fármacia” plantada em seu próprio quintal, e colher para fazer um chá quando precisar.

contatoAcredito que a Natureza tem tudo, absolutamente tudo para curar nossas doenças, só precisamos ter olhos para ver. Felizmente parte da ciência tem ido nesta direção e as pesquisas científicas tem nos trazido cada vez mais conhecimento para o uso de plantas medicinais de forma segura e eficaz e também produzido novos medicamentos fitoterápicos.

 

Entre em contato agora mesmo